Entrevista ao Rúben Alves:
Art - Como surgiu este Albúm "Súbito"?
R - Tudo começou com um concerto de piano, um concerto em que me propunha tocar totalmente sem rede, um improviso total.Por coincidência (ou talvez nao) gravei o espectáculo, e dias depois decidi tentar editá-lo.Em relação ao nome "subito" foi uma sugestão de um amigo, o mesmo amigo que me apresentou à editora que lançou este trabalho.Como aconteceu tudo muito de repente sem planificação, achei engraçado de dar este nome ao disco. No fundo é um improviso.
Art - O que te inspirou, ou o que te inspira quando compões?
R - Este disco é todo improvisado, ou seja não são obras compostas. As músicas surgem no momento, quase como tivessem vida própria: cada nota sugere a próxima e assim sucede a música.Tento sempre ser um instrumento, um canal de inspiração e nao a própria inspiração. Acredito que há mais de transcendental na música do que se pode imaginar.
Art - Em que papel te realizas mais, como pianista ou compositor?
R - Realizo-me mais como compositor, mas acabo por tocar muito mais . Por isso penso que me posso afirmar como pianista em primeiro lugar.
Art - Temos-te ouvido em diferentes registos musicais, qual é mesmo o estilo musical com que te identificas?
R - É muito dificil definir, tenho fases que gosto mais de umas coisas do que outras. Por isso, não quero arriscar. Se calhar daqui a uns meses posso já estar diferente. Estou em transformação! No entanto, acho que estou mais inclinado para a clássica, jazz e worldmusic.
Art - Tens estado envolvido em diversos projectos musicais ligados à televisão, teatro...o que fazes presentemente?
R - Neste momento estou a preparar a tournee do Rui Veloso, vou estar com ele nos palcos. Também toco no musical "os Produtores".
Art - Foi isto que sempre quiseste? Sentes-te realizado com o que fazes profissionalmente?
R - Sim.Ambicionava mais impacto, mais sucesso, mas estou satisfeito com aquilo que já alcancei, mas sei que ainda talvez haja coisas melhores no futuro, quem sabe...
Art - Podes desvendar-nos alguns dos teus planos? Que projectas para o futuro próximo?
R - Vou lançar mais trabalhos a solo como este "Súbito", ainda nao sabemos exactamente quando, mas espero que seja ainda este ano. Vou também para além dos concertos com o Rui Veloso, dar alguns recitais a solo.
Art - Para além de te encontrarmos envolvido em tantas áreas diferentes, também te vemos preocupado com os valores humanos e cristãos ao colaborares com o ArtLisboa. De que forma colaboras e porquê que o fazes?
R - Sinto que cada pessoa deve intervir de alguma forma na sociedade. E foi este o pulsar que me fez avançar para um trabalho como o artLisboa. Juntamente com alguns amigos (também artistas) com as mesmas preocupações criámos um espaço de intervenção social. Baseado em principios cristãos, é uma associação que intervém de uma forma criativa. Sinto-me realizado em colaborar com este tipo de actividades.
Obrigado pela tua visita ao ArtLeiria
e desejamos que continues em alta!
Sem comentários:
Enviar um comentário