20 junho 2007

Entrevista com Héber Marques


A entrevista com o artista do momento...

*****

Artleria - Quando e como é que surgiu esta ideia de te juntares ao Ruben Alves numa “tournê”?
Héber - Bem...a ideia foi gravar um cd, e depois promove-lo, logo, tivemos que sair das nossas casas, dos nossos meios para divulgar este trabalho que acabamos de começar.

Artleiria - Tens tido muitos convites para actuares? Como é que isso é gerido?
Héber - Tenho sido um pouco solicitado graças a Deus. Tenho tido oportunidade de tocar um pouco por Portugal fora! E tem-se gerido isto com muito empenho e dedicação, que é o que realça este projecto! Intensidade, direcção e persistência. Pois creio que é assim que os nossos objectivos são alcançados.

Artleiria - Creio que concordas que a teu “nome” entre as varias igrejas e pessoal cristão se tornou-se bastante conhecido muito rapidamente. Uma das tuas musicas chama-se sobrenatural, crês que há algo de sobrenatural em ti para que tudo isto à tua volta pudesse vir a ser alcançado tão depressa?
Héber - Obviamente, não posso deixar de dar todo o crédito a Deus. Eu creio que Ele sustém tudo na sua mão e quando temos um compromisso de vida com Ele, Ele honra os seus filhos, uma das maneiras que eu acredito que Ele o faz é tornando sonhos reais. Com isto, afirmo com toda a certeza que O Deus sobrenatural tem tomado conta da minha vida!

Artleiria - Acreditavas que tudo isto viesse a ter a dimensão que esta a ter neste momento ou estavas naquela de deixa andar e vamos ver o que acontece?
Héber - É mesmo assim...eu acredito que tudo tem o seu tempo e que no tempo de Deus ia ver tudo acontecer! E acho que ainda falta muito coisa acontecer, mas já sou grato pelas portas abertas!

Artleiria - O que é que mais anseias/desejas como cristão e musico?
Héber - Como cristão e com este projecto, eu espero criar impacto em muitas vidas honrando a Deus e crescendo Nele, e que a música nas igrejas volte a ter todo o crédito e qualidade como tinha há 250 anos atrás na época de Beethoven, que se quiséssemos ouvir boa música bastava irmos às igrejas.
E acredito que estamos nessa direcção. E como músico espero crescer muito mais a nível musical, ou seja, tenho o desejo de vir a conhecer e tocar com mais músicos de qualidade como tenho vindo a tocar. Tenho muito para aprender ainda!!! =)

Artleiria Para além de seres um excelente musico também sei que és tu que compões as tuas próprias musicas. O que te leva a compor e em que é que te inspiras para as compores?
Héber - Bem, sempre foi e sempre será Deus a minha maior inspiração, seja qual for o teor das minhas músicas! E depois são músicos como Kirk Franklin, Israel & New Breed, Hillsongs, e a nível secular também como, John Mayer, Jack Johnson, Erykah Badu, The Roots, etc...E o que me leva a compor é esta imensa vontade de me exprimir, para isso procura a melhor maneira para mim, que é a música.

Artleiria - Que faixa etária pensas atingir com a tua música?
Héber - Eu realmente tenho a intenção de atingir a minha faixa etária, mas surpreendo-me com pessoas mais velhas e crianças a dizer que gostam das minhas músicas! É bom ouvir isso...

Artleiria - Que mensagem pretendes transmitir com a tua música?
Héber - Eu pretendo demonstrar na minha música as bênçãos que tenho vivido e o desafio que é experimentar um Deus vivo.

Artleiria - Que influência é que a musica tem na tua vida?
Héber - A música tem muita influência na minha vida, eu acho que morria de tédio se não tivesse música na minha vida, eu sou daquelas pessoas que ouve música conforme o meu estado de espírito, e nunca deixo de ouvir e de ser influenciado por ela!

Artleiria - A tua vida é baseada em quê?
Héber - A minha vida, eu tento que se centre em Deus, família e amigos! Acho que é a chave elementar! Exactamente por esta ordem.

Artleiria - Antes de entrares em num “palco” que sentimentos invadem o teu coração e mente? Ainda sentes aquele nervoso miudinho ou já estás acostumado?
Héber - Não me acostumei, nem acho que algum dia será diferente, cada concerto é um concerto, cada dia é um dia diferente! E eu nunca deixo de estar nervoso! As emoções estão sempre a flor da pela, e a vontade de "fazer bonito" é sempre presente! lol

Artleiria - Já ouvi dizer que estás prestes a lançar o teu segundo álbum, queres revelar algo por pouco que seja só para ficarmos um pouco mais curiosos?
Héber – Vão ter de esperar.

Artleiria - Quais são os teus objectivos a curto e longo prazo?
Héber - A curto prazo é investir na formação musical e tocar bastante! A longo prazo? Não gosto de fazer planos a logo prazo!

Artleiria - Este assunto já foi deveras debatido mas para ti qual achas que será o futuro da Igreja Cristã?
Héber - Ai...eu quero que a igreja venha a ser uma influência maior na nossa sociedade! E não abro mão desse pensamento! Acho que estamos a caminhar para essa direcção mas tem que ser mais notório!

Artleiria - Crês que é essencial ter Deus na nossa vida?
Héber - É de extrema importância ter um guia como Deus na nossa vida, e acho que a vida não faz sentido sem uma convicção forte sem uma identidade, sem termos certeza de que estamos a viver para aquilo que fomos chamados e criados!

Artleiria - O que é Deus para ti?
Héber - Deus é o meu pilar e a cada dia procuro conhecê-Lo mais porque O experimento e não porque ouço falar Dele! Tenho experimentado a sua presença em minha vida e isso tem sido um bálsamo para mim!

Artleiria - Porque é que a tua música fala em Deus? O que é que ele significa para ti?
Héber - A bíblia o livro mais importante para mim, diz que a boca fala do que o coração está cheio! Acho que responde à pergunta! lol, mas não quer dizer que o facto de por vezes escrever letras a falar do meu estado de espírito e das minhas experiências que Deus não está presente em mim!

Entrevista por Titus

3 comentários:

Paulo Moço disse...

Adorei o concerto e apesar de tal como o Héber também eu ser tímido, dancei, vibrei com a música, acho que o ArtLeiria não podia ter começado melhor.

Tudo de bom, para ele e para o ArtLeiria.

Paulo Moço

Paulo Moço disse...

Apesar de tal como Héber também eu ser tímido, dancei e vibrei durante todo o concerto.Os meus parabéns, o ArtLeiria não podia ter começado de melhor forma.

Tudo de bom para ele e para o ArtLeiria.

Paulo Moço

Anónimo disse...

Eu gostei imenso do concerto, o Héber é simples, humilde e suas músicas são mto alegres e dão energia, além dos outros louvores mais introspectivos que nos fazem voar nas asas do Espírito. Epá um show!

Tenho de dizer só mais isto: Estou a amar toda esta experiência e vivência que á a de pertencer a esta maravilhosa família que é o CCVA.

È com orgulho que hoje digo que encontrei o meu lugar!

Art Leiria sempre a bombar....

Liliane Mira